quinta-feira, 5 de maio de 2016

IN THE KITCHEN #1 PANADOS DE TOFU

Corre a ideia de que o tofu não é saboroso. Eu própria, antes de me tornar vegetariana, o achava. Assim, decidi mostrar como o cozinho num dos meus pratos favoritos: panados de tofu. É de referir que esta não é uma receita vegan, mas vegetariana! Tornei-me oficialmente vegetariana no dia 1 de janeiro de 2015 e em 2016 comecei a caminhar para me tornar vegan. Neste momento, apenas consumo ovos - se forem caseiros.

Aproveito para dizer que com esta publicação inauguro a rúbrica "In the kitchen" em que irei mostrar alguns cozinhados vegetarianos e vegan!
Passando aos panados de tofu...

Passo 1: Temperar o tofu

Tal como se tempera a carne ou o peixe, é necessário temperar o tofu, o seitan, a soja, entre outros, para que se consiga uma refeição saborosa. Nos estabelecimentos que servem refeições sem carne, geralmente, a comida não é temperada e por isso é terrível. O truque está em temperar!

Eis os ingredientes: MUITO limão, várias folhas de louro seco, alho em pó (isto porque não suporto partir alho inteiro, mas fica a gosto de cada um), pimentão doce em pó, sal marinho, molho de soja e piri piri em pó.

Parto o tofu em lascas relativamente finas e, num tupperware, alterno as fatias de tofu com rodelas de limão. Depois, sobreponho sumo de limão e todos os outros ingredientes. No final, fecho o tupperware e abano-o. O resultado é o que podem ver na foto abaixo! 


Passo 2: Panar o tofu

Passadas algumas horas de temperar o tofu, chega a hora de o passar por ovo e pão ralado e fritar os panados! Para isso, parto dois ovos (ou mais, consoante a quantidade de panados que pretendo fazer) numa taça com a largura das fatias de tofu. Bato os ovos com um garfo. Depois, mergulho o tofu e passo-o por sémola de milho. Podem ver na seguinte fotografia qual é a que compro! 
Note-se ainda: ao fritar uso SEMPRE óleo 100% vegetal. Há à venda em todos os supermercados, de mil e uma marcas. 
Óleo vegetal fula, 100% de girassol
Passo 3: Servir

Esta é, sem dúvida, a minha parte preferida! Os panados ficaram realmente bonitos e, para servir, decidi fazer tagliatelle de espinafres. Incluí ainda algumas sementes de cânhamo et voilá! Eis o resultado! 




Espero que esta publicação seja útil!
Até à próxima, Balta! <3


Sem comentários

Enviar um comentário

© Balta Blogue
Maira Gall