quarta-feira, 8 de novembro de 2017

JÁ SALVEI CERCA DE 1500 VIDAS

Seguir uma dieta vegetariana ou vegan tem, efetivamente, um impacto no número de animais mortos. Mas também tem um impacto significativo no ambiente: gastamos menos água e emitimos menos gases poluentes como o Dióxido de Carbono. Queres saber o impacto que a tua alimentação e estilo de vida têm no ambiente?
Descobri uma calculadora online que permite aos omnívoros conhecer os números da sua alimentação, desde o número de animais mortos, ao peso da carne consumida e à emissão de CO2. Por outro lado, também permite que os vegetarianos e vegans conheçam realmente o impacto das suas opções alimentares. Os números apresentados dão para refletir. 

Eu usei o vegan calculator, uma vez que, desde o início, não consumo produtos lácteos (leite, iogurtes, queijo, manteigas). Para quem apenas eliminou a carne e o peixe da sua alimentação, há o vegetarian calculator (e muitas outras calculadoras online, basta pesquisarem). Também é interessante comparar os números das duas opções. A indústria do leite é também responsável por imensas mortes, ao contrário do que normalmente se pensa. 

Como esta calculadora é americana, usa informações de um consumidor médio dos Estados Unidos mas, apesar de Portugal ter uma alimentação diferente, continua a ser interessante olhar para estes números. 7000 é o número de animais consumidos por um omnívoro americano ao longo de toda a sua vida. 

Mas vamos às boas notícias. No meu caso, ao longo destes cerca de 4 anos sem carne, peixe e produtos lácteos, já salvei 1460 vidas. Além disto, poupei 6079 litros de água, evitei que fossem destruídos mais 4069 metros quadrados de floresta e ainda consegui que não fossem emitidos 13 quilos de CO2. 

Esta foi mais uma publicação para estimular a reflexão e para encorajar mais pessoas a deixar de lado a carne e o peixe na hora das refeições. 

Espero que tenham gostado! Até à próxima publicação, Balta! <3 

Sem comentários

Enviar um comentário

© Balta Blogue
Maira Gall